em Uncategorized

COMO FUNCIONA UM CONTRATO DE MANUTENÇÃO PREDIAL?



 

A manutenção predial tem como principal objetivo preservar as edificações. Ou seja, qualquer pessoa que administre um prédio comercial ou condomínio deve ter essa preocupação.  Ela engloba serviços básicos para conservação do local que são realizados periodicamente, como reparos considerados preventivos e corretivos. Com o passar dos anos, qualquer edificação precisa de uma manutenção, já que o processo de envelhecimento da estrutura é natural, além de deterioração por acidentes em áreas comuns.

Dessa forma, a manutenção predial é de extrema importância para as dependências de qualquer condomínio, empresa ou comércio.

 

 

O contrato manutenção predial



 

Todo serviço que envolva esse tipo de manutenção precisa ser executado por empresas especializadas no ramo e que sejam de confiança. Afinal, trata-se do funcionamento de um edifício.

Um contrato de manutenção predial é utilizado para que, periodicamente, todas as ações de manutenção necessárias sejam tomadas de forma automática, sem que o gestor das edificações precise acionar diferentes empresas para isto.

Muitas pessoas não sabem, mas os responsáveis pelo local podem, inclusive, responder criminalmente caso haja algum tipo de acidente, negligência ou prejuízo devido à omissão dos cuidados necessários ao longo dos anos.

 

O contrato pode ser firmado em diversas serviços, mas os mais comuns são:

  • Manutenção civil.
  • Manutenção elétrica.
  • Manutenção hidráulica.
  • Manutenção em sistemas de climatização.
  • Manutenção em mobiliário.
  • Manutenção predial completa, incluindo todos estes serviços.

Pode-se ainda optar por serviços menos comuns, como dedetização, marcenaria, sistemas de resfriados/congelados, entre outros.

 

Contrato de manutenção preventiva



O contrato de manutenção preventiva prevê que a empresa de manutenção realize visitas periódicas às instalações, a fim de manter os sistemas em pleno funcionamento, evitando falhas. A manutenção preventiva é essencial para os sistemas críticos da empresa, como parte elétrica, pois, se esta apresentar falhas, impactará negativamente a produtividade da empresa.

Pode-se determinar visitas corretivas semanalmente, mensalmente ou até bimestralmente, dependendo da natureza do negócio e prédio em questão.

 

Contrato de manutenção corretiva



A manutenção corretiva acontece quando algum sistema da empresa apresenta falhas e estas devem ser corrigidas. Novamente, um bom contrato de manutenção predial pode incluir estas atividades, garantindo celeridade na resolução de problemas. Assim que a falha acontece, a empresa é acionada e se compromete em realizar a correção dentro do prazo contratado – para problemas graves, o prazo pode ser imediato.

 

Analise o contrato previamente antes de iniciar os serviços

 

Antes de iniciar qualquer serviço de manutenção, é imprescindível que a gestão do prédio analise o contrato para não ocorrer nenhum tipo de risco. Essa etapa de análise é fundamental, porque garante a segurança jurídica na relação de todos os envolvidos.

O ideal, portanto, é que a gestão do prédio tenha uma boa assistência jurídica a par desse tipo de serviço, para que o contrato seja formalizado corretamente, assegurando as necessidades do local.

Dessa forma, o documento deve abranger todas as informações relacionadas ao serviço, como valores, tempo de vigência, forma de pagamento.

As cláusulas sobre o encerramento do contrato, especificação detalhada de todos os serviços oferecidos pela empresa e as medidas a serem cumpridas por ambas as partes, ou seja, contratada e contratante, também têm de constar no documento

Sem a devida análise, a gestão predial pode ter o risco de ignorar detalhes que são importantes para a realização do trabalho, como os termos que envolvem a renovação automática de serviços.

Deixe um Comentário