MUDANÇAS NO LAYOUT – COMO A GESTÃO DE OBRAS AUXILIA NESSE PROCESSO
Cada etapa de uma obra, reforma ou até mesmo construções civis precisam ser bem planejadas. Uma Gestão de Obras bem-sucedida auxilia nesse planejamento e tem como foco principal a efetivação da execução dos projetos. É a melhor forma para que todas as ações pensadas no planejamento se materializem no tempo proposto e dentro do orçamento estabelecido. Ou seja, para que tudo ocorra dentro do esperado, é fundamental buscar ajuda de profissionais que possuam conhecimentos específicos de Gestão de Obras.
Vale destacar ainda que o papel da Gestão de Obras não engloba apenas a administração do tempo e dos custos, e sim a organização, controle de recursos, equipe e também o alinhamento dos objetivos do cliente. Portanto, esse processo é extremamente vantajoso para o melhor gerenciamento de mudanças no layout de escritórios, lojas e comércios em geral.
Conheça os benefícios da Gestão de Obras
A Gestão de Obras possui várias escalas. Antes de iniciar o processo, é possível estabelecer entre as partes envolvidas na obra, qual modelo será usado. Há casos em que a Gestão de Obras é parcial, ou seja, certos pontos ficam sob responsabilidade de outros profissionais, como o engenheiro e o arquiteto. Já em outras situações, a Gestão de Obras é total, e o planejamento/acompanhamento ocorrem do início ao fim.
Cabe ao cliente definir, de acordo com a sua necessidade e características da obra, qual modelo de gerenciamento será o ideal.
Abaixo, separamos os principais benefícios da Gestão de Obras:
- A Gestão de Obras é uma garantia de que a execução será conforme o planejado e de que serão cumpridas todas as metas estabelecidas;
- A empresa contratada gerencia e monitora os objetivos principais do cliente;
- Tem a capacidade de avaliar a qualidade das tarefas executadas dos colaboradores que estão atuando na obra;
- É capaz, também, de detectar problemas de forma antecipada e pensar em alternativas e soluções para essas situações.
Responsabilidades da gestão de obras na construção civil
Cada construtora possui um setor destinado a profissionais que atuam em diversas áreas, como financeiro, administrativo e comercial. No caso do especialista em Gestão de Obras, é necessário possuir habilidades específicas: organização, conhecimento de campo, conhecimentos multidisciplinares e ser experiente em negociações, afinal, ele será o responsável pelo gerenciamento, planejamento e execução do serviço.
Além disso, as responsabilidades da gestão de obras na construção civil são variadas e englobam desde a contratação de mão de obra à compra de materiais e coordenação das etapas de produção. O Gestor de Obras também está capacitado para delegar funções, controlar o orçamento e supervisionar o cumprimento nos prazos das tarefas planejadas.
As falhas durante as obras geram perdas financeiras e emocionais para toda equipe responsável, além é claro, da qualidade do serviço que pode ser irreparável. Dessa forma, cumprir bem o trabalho é fundamental para que a construtora tenha reconhecimento perante aos clientes e um destaque no mercado, sobressaindo diante dos concorrentes.