em Uncategorized

SUSTENTABILIDADE – É POSSÍVEL CONSTRUIR DE MANEIRA SUSTENTÁVEL?

 


As pautas que envolvem sustentabilidade são uma demanda cada vez mais atual em todos os setores da sociedade, o que também engloba a construção civil. Entretanto, será que é possível construir de maneira sustentável, a fim de evitar danos ao meio ambiente e às pessoas?

A resposta a essa questão é sim. Contudo, é preciso ter mente que para abraçar a causa da sustentabilidade em quaisquer obras civis, esse conceito deve estar presente em todas as etapas que envolvem a construção predial, desde a compra do material até o acabamento.

Construção e sustentabilidade na prática

Algumas ações merecem ser apontadas para que as obras não causem muitos danos ao meio ambiente. Ademais, vale lembrar que eles podem ser evitados tanto no curto, quanto no médio e longo prazos:

• Comunicação com o entorno

Quando se pensa em sustentabilidade, imediatamente vem à mente questões ligadas à natureza. Porém, sustentabilidade também está relacionada ao conforto dado às pessoas, sendo essencial que antes de iniciar uma obra, seja criado um canal de comunicação com todos.

Assim, o ideal é notificar os vizinhos de que uma construção terá início, além de deixar claro os dias e os horários de trabalho. Outra boa dica é criar um e-mail ou telefone para receber sugestões e reclamações, designando ao menos um funcionário para respondê-las;


• Reduzindo a sujeira

Para reduzir a sujeira no local, o mais indicado é organizar os horários de entrada e saída de caminhões e, quando possível, instalar na obra usinas de concreto para diminuir o tráfego de veículos e de pessoas no local.

Outrossim, é essencial dar um fim adequado ao entulho gerado no processo de construção, sem mencionar a necessidade de optar pelo uso de materiais recicláveis, os quais podem ser reaproveitados ou transformados em novos produtos, o que gera menos impacto ao meio ambiente;


• Menos desperdícios

A instalação de canos e tubulações deve ser planejada com o intuito de não desperdiçar água durante a execução da obra. Vale ressaltar, ainda, o uso de banheiros químicos e contêineres para montagem de refeitórios e vestiários, ao invés de construí-los em alvenaria colaborando com a redução do gasto com materiais;


 

• Construção inteligente

As casas e edifícios em si devem ser concebidos para que seus futuros moradores e frequentadores consigam aproveitar com inteligência os recursos naturais, o que gerará impactos positivos, mesmo no longo prazo.

Algumas ações recomendadas são a construção de janelas mais amplas para aproveitamento da luminosidade natural, sistemas de reutilização de água em vasos sanitários, instalação de painéis fotovoltaicos e até mesmo terraços verdes para maior conforto térmico.


 

Quais os benefícios imediatos?

Ao adotar medidas sustentáveis na hora de construir, consegue-se poupar recursos financeiros e naturais, reduzir o trânsito de veículos, a sujeira, o barulho, o descarte incorreto de materiais e, consequentemente, as reclamações dos vizinhos.

Além do mais, com um mundo em pleno desenvolvimento e que visa pôr em prática ações em prol do meio ambiente, é primordial alinhar-se a ele para cuidar da natureza e, ainda, valorizar o imóvel ao inserir nele um novo conceito.

Por isso, é de suma importância ter ao seu lado uma empresa de gestão em construções que atue tendo como foco a sustentabilidade. Dessa forma, será viável implementar ações que, desde o início, causem menos impactos ao meio ambiente.

Deixe um Comentário