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4 DICAS PARA ALAVANCAR SUA OBRA EM 2019



Gerir uma obra não é tarefa simples. Afinal, é preciso coordenar diversos aspectos e recursos para que tudo saia como o planejado inicialmente, tais como os custos (recursos financeiros), o uso de equipamentos (recursos materiais), o pessoal (recursos humanos) e assim por diante.

2019 – O ano para impulsionar suas obras



O atraso na entrega das obras ou as falhas em sua execução podem acarretar diversos problemas jurídicos e financeiros, como interdições, processos e multas, e por isso é preciso evitá-los por meio de uma gestão eficiente.

Neste artigo, foram separadas quatro dicas para alavancar suas obras e fazer de 2019 um ano mais produtivo e eficiente aos profissionais envolvidos na construção civil. Vamos a elas:

  1. Definição das etapas


Engenheiros e mestres de obras sabem que uma obra não começa do nada, mas deve seguir uma série de etapas que, uma após a outra, permitem que a ideia, antes existente apenas no papel, seja concretizada no canteiro de obras.

Assim, é preciso definir as etapas, cumpri-las e fiscalizá-las, para que tudo saia como planejado, tais como a sondagem do terreno; a colocação de fundações; a efetivação da supraestrutura (como a inserção de pilares e a vedação); a confecção da cobertura; etc.

  1. Profissionais voltados apenas à gestão de obras


É comum que grandes construtoras estejam envolvidas em diversos projetos de construção civil ao mesmo tempo. Por isso, o mais recomendado é designar uma equipe voltada apenas à gestão de cada um dos empreendimentos realizados.

Esta é a única forma de garantir que todas as etapas sejam fiscalizadas de perto e, assim, a obra seja efetivada dentro dos custos estimados, com a qualidade contratada e dentro do prazo determinado, evitando problemas legais e prejuízos.

  1. Trabalho em conjunto


Todos os envolvidos na obra devem atuar de forma conjunta e harmoniosa, desde o comandante (seja pessoa física ou jurídica), engenheiro responsável e a equipe de gestão, até os operários, eletricistas, responsáveis pela compra de material e demais profissionais.

Por isso, a realização de reuniões periódicas com a equipe, a exposição objetiva de regras e das rotinas de trabalhos e os canais de comunicação devem ser claros e estar sempre abertos, para que nada fuja do controle.

  1. Prevendo intercorrências


Nem sempre tudo sai como planejado, porém até os imprevistos devem ser mantidos sob controle. Assim, a equipe de gestão de obras deve estar sempre atualizada com relação aos custos, expedientes de trabalho, relatórios sobre o terreno e demais informações relevantes.

 

Atrasos, elevação de custos e perda de qualidade são normais?



É comum ouvir que determinada obra que custaria um valor X terminou custando quase o dobro ou o triplo do planejado, por exemplo, ou que um empreendimento civil que levaria um ano para ficar pronto teve seu prazo estendido e a entrega adiada.

Porém, apesar de serem recorrentes, esses relatos não podem ser vistos como algo normal, pois evidenciam a ocorrência de falhas na gestão de obras, e estas só podem ser evitadas por meio do trabalho sério e competente de profissionais que atuam na construção civil.

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