Segurança e Eletricidade: A importância de manter a manutenção em dia.
É fácil encontrar alguém que tenha uma história para contar sobre algum curto circuito ou problema elétrico que já tenha presenciado. Saiba que, na maioria dos casos, pequenos cuidados e investimento em segurança e eletricidade podem evitar tais transtornos.
Ficar atento aos perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança é importantíssimo para sua vida e bolso. Afinal, as fiações ruins costumam aumentar consideravelmente o valor da conta de energia.
Porém, como saber qual é a hora de procurar uma empresa especializada em segurança? Os riscos de instalações elétricas podem existir de diversas formas. Deve-se ficar atento a sinais comuns como: cheiro de queimado, objetos domésticos e aparelhos danificados, picos de energia, aquele “acende e apaga”, quedas constantes de luz e disjuntores, entre outros. Tudo isso ainda se torna um agravante quando as instalações são velhas, mal projetadas ou ainda mal dimensionadas.
Atente-se aos riscos em instalações e serviços com eletricidade. Não economize quando ao assunto diz respeito à segurança de sua família ou negócio. Negligência pode custar muito caro.
Alguns especialistas na área recomendam que, a cada 10 anos, é bom renovar toda a rede elétrica. Essa é uma das medidas de prevenção mais aconselhadas para evitar possíveis transtornos.
Fique atento: segurança e eletricidade
A falta de manutenção é a principal causa de acidentes elétricos no país, decorrente da negligência das pessoas em relação aos riscos nas instalações.
Os problemas mais comuns são:
• Curtos-circuitos;
• Choques elétricos;
• Incêndios;
• Descargas elétricas.
A melhor alternativa é uma manutenção regular de toda a estrutura elétrica elétricas, não deixando os problemas acontecerem para agir.
Invista em uma manutenção preventiva elétrica
Primeiro, é sempre bom lembrar que não se deve economizar na manutenção da sua rede elétrica. Ao fazer isso, os riscos têm um aumento significativo. Basta lembrar de recentes tragédias de grande destaque que iniciaram por problemas na rede elétrica (como o incêndio do Museu Nacional).
Outra recomendação é evitar agir por conta própria, principalmente se você não tem preparo adequado para fazer o serviço. Para tanto, procure uma empresa idônea que tenha:
• Profissionalismo. Verifique a reputação dela em sites de reclamação e redes sociais. Observe o índice de resolução dos problemas e a avaliação dada pelos usuários;
• Treinamento dos colaboradores. Uma empresa séria preocupa-se em aperfeiçoar seu trabalho investindo na capacitação de seus funcionários. Pergunte a respeito dos profissionais que lá trabalham;
• Preço justo. Compare o preço ofertado realizando diversos orçamentos, mas tendo sempre em mente que o barato pode sair caro, como diz o ditado;
• Qualidade no atendimento. Como é o pós-venda? ;
• Prazos adequados. Certifique-se do cumprimento de prazos de execução do trabalho e garantia;
• Cobertura. No caso de garantia, esteja ciente das coberturas disponibilizadas. Conheça seus direitos.
Feita a escolha da empresa, siga todos os procedimentos e orientações que ela lhe der. Fazendo isso, você garantirá segurança em instalações elétricas, longevidade e economia em sua residência ou negócio.