em Uncategorized

MANUTENÇÃO PREDIAL PREVENTIVA – POR QUE É INDISPENSÁVEL?



Atenção constante e cuidados à infraestrutura total do prédio: parte elétrica, hidráulica, estrutural, funcional, sistemas contra incêndio, etc. É nessa rotina de serviços de manutenção que consiste a manutenção predial preventiva.

O objetivo é a conservação e recuperação de toda a funcionalidade do prédio, a fim de prevenir danos e garantir a eficiência e segurança das instalações.
Empresas de pequeno, médio ou grande porte, centros comerciais ou de convenções, escolas, hotéis, prédios comerciais ou residenciais. É grande a lista de edificações em que os serviços manutenção predial preventiva podem ser o detalhe que separa a segurança de uma situação trágica, como a ocorrida com o Museu Nacional em setembro de 2018.

Na ocasião, um incêndio – que as investigações apontam que pode ter sido causado por problemas na instalação elétrica – destruiu grande parte do prédio e cerca de 90% do acervo do museu. O prejuízo é incalculável, e poderia ter sido evitado com uma rotina consistente de manutenção.

 

O que é feito em uma manutenção predial preventiva?



Em uma rotina de manutenção preventiva são realizados serviços para prevenir e reparar desgastes de estrutura ou componentes da edificação.

O tipo de serviços e a periodicidade da rotina sofrem variação de acordo com a espécie de prédio, sua idade e itens para manutenção.

No Brasil existe uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) intitulada NBR 5674:2012, que estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações.

Segundo a norma, a manutenção ideal é aquela que realiza inspeção, manutenção e reparos (quando necessário e possível) de:

• Rede elétrica de alta, média e baixa tensão;
• Instalação hidráulica, incluindo infiltrações, caixas d’água, caixas de esgoto e gordura;
• Elevadores e sala de máquina;
• Equipamentos e sistemas de segurança;
• Estrutura: infiltrações, rachaduras;
• Telhado e/ou cobertura: componentes, fixação e vedação;
• Áreas comuns;
• Climatização.

Vale lembrar que o perfil dos serviços poderá variar, preenchendo mais ou menos requisitos de manutenção preventiva de acordo com as especificidades de cada prédio ou edificação.

Vale contratar serviços especializados?



A maioria das empresas não conta com equipes próprias capacitadas para realização de manutenção e serviços gerais. Nesses casos, uma solução mais barata e segura é terceirizar a tarefa por meio da contratação de companhias especializadas em manutenção predial. Com equipes especializadas, é possível otimizar os serviços de infraestrutura, além dos custos de manutenção.  Além disso, a contratação de empresas especializadas garante a modernização dos processos e facilita a administração das atividades, promovendo o constante aprimoramento na estrutura predial.

Com a terceirização do serviço, qualquer empresa ou organização assegura não só o uso de mão de obra qualificada e especializada com melhor custo benefício, mas também a valorização do patrimônio. Afinal, um imóvel bem cuidado é um imóvel valorizado.

Com a certeza da eficiência na manutenção necessária para garantir a segurança do prédio e de seus usuários, as empresas conseguem focar no que importa.
Isso significa que darão atenção especial às atividades principais do negócio, enquanto os especialistas se preocupam com todos os aspectos ligados aos serviços de manutenção predial.

Não deixe para depois! Conheça as causas e trate as origens.  Encare a manutenção predial preventiva como um bom investimento para o funcionamento e crescimento de sua empresa. Afinal, a prevenção é sempre o melhor remédio!

Deixe um Comentário

prevenção de incêndios