em Uncategorized

MANUTENÇÃO EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO: CONHEÇA OS PONTOS DE MAIOR IMPORTÂNCIA



Os centros de distribuição são uma forma das empresas aprimorarem os procedimentos realizados. No entanto, para que esses centros funcionem plenamente, é necessário também que sejam bem cuidados.

Esses centros, também chamados de CDs, são espaços cujo objetivo é guardar produtos e organizar a distribuição dos materiais que serão destinados aos clientes ou às filiais de uma empresa.

Para cumprir essa finalidade, é fundamental que o ambiente seja devidamente em condições. É nesse momento que entra a importância da manutenção.

Por isso, para aproveitar os benefícios que esses centros proporcionam, é de suma importância conhecer os itens que precisam ser verificados e que, se deixados de lado, podem causar prejuízos.

 

Aspectos a serem analisados em centros de distribuição



Aperfeiçoar o fluxo de materiais, aumentar o nível de competitividade da empresa no mercado e melhorar o atendimento ao cliente são as finalidades de uma manutenção.

Porém, para se chegar a esses objetivos, deve-se colocar a manutenção em prática e adotar os mínimos cuidados, como:
• Analisar cuidadosamente o componente elétrico do centro;
• Verificar os equipamentos de combate ao incêndio;
• Planejar uma rotina para avaliar as condições do espaço;
• Procurar uma empresa especializada para realizar uma manutenção detalhada em todos os sistemas;

Deixando de seguir esses itens básicos de manutenção, as consequências serão refletidas nos gastos, que serão altos, caso aconteça alguma falha.

Problemas com a energia atrapalham o funcionamento dos equipamentos, chegando a interferir no trânsito de caminhões.
Além disso, não ter os mecanismos de combate ao incêndio em dia, pode gerar problemas de proporções muito grandes. Assim, se o galpão foi construído pela empresa e pertence unicamente a ela, as consequências e os reparos ficarão exclusivamente por sua conta, acarretando prejuízos para as demais atividades. Por outro lado, se o galpão for alugado, é normal que tanto o proprietário quanto a empresa dividam os custos.

 

Como funcionam os CDs?



Os centros de distribuição operaram tanto nas sedes das empresas quanto em outros locais. A ideia de ter um espaço só para esses galpões está ligada a questões de logística. Sua localização é planejada, já que eles são instalados em lugares de fácil acesso, como rodovias, pois isso favorece a entrada e saída de produtos.

Muitos galpões têm uma grande estrutura que possibilita o estacionamento dos caminhões. Os CDs são uma forma que a empresa encontra de melhorar os serviços e ter maior competitividade num mercado cada vez mais acirrado.

 

Os benefícios de ter um galpão



Além de um lugar para guardar as mercadorias, os centros passam a ser decisões estratégicas das empresas para melhorar os negócios.
Eles possibilitam que os materiais fiquem armazenados em um único espaço, o que facilita a distribuição e o recebimento de produtos, assim como o controle, que pode ser feito no próprio galpão.

A localização adequada do centro também favorece as atividades. Por isso, ter o galpão estabelecido num local de trânsito fácil e perto dos fornecedores são alguns dos fatores que aperfeiçoam os serviços da empresa.

Outro ponto é a economia, pois há diminuição de gastos com o combustível e frete, já que são sempre direcionados para o mesmo lugar.
Dessa forma, contar com um centro e cuidar bem de sua manutenção facilita a organização da empresa, proporcionando inúmeras vantagens para o fortalecimento dos negócios.

Deixe um Comentário

Manutenção industrial