em Uncategorized

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL – OS PONTOS MAIS IMPORTANTES



A manutenção industrial é um conjunto de métodos para manter ou restaurar as atividades de equipamentos, com o propósito de prosseguir a excelência e produtividade, tornando a condição operacional das máquinas com a maior vida útil.

Desse modo, é importante reconhecer que a manutenção para a rotina de uma indústria é de extrema relevância, sendo esse o primeiro passo para uma ótima gestão de custos e, como consequência, uma ótima estratégia industrial.

 

A importância da manutenção industrial



Parar a fábrica toda por um dia inteiro devido a máquinas que não estão operando da melhor forma possível é, com toda certeza, perder muito dinheiro.

Por isso, a manutenção preventiva é defendida, para que episódios como esse não ocorram na sua indústria.

Veja alguns impactos positivos para tornar a manutenção de equipamentos uma rotina para sua indústria:
• Garantia de produtos de qualidade;
• Aumento de produtividade e de vendas;
• Custo baixo para a produção do objeto;
• Segurança para seus funcionários;
• Conservação e maior resistência dos maquinários;
• Maior lucratividade para sua indústria.

Investir em uma prevenção de qualidade é garantir otimização de serviços e aumento de lucro para a empresa.

Tipos de manutenção industrial



É importante compreender cada tipo de manutenção e como é a sua execução, a fim de analisar todos os pontos de sua contratação, se é ideal para o objetivo da indústria, bem como quais contribuições e resultados trará.

Isso garante produtos de qualidade para o consumidor final e assegura à indústria a melhor competitividade no mercado.
Confira alguns tipos de manutenção:

• Preventiva. O objetivo é manter a qualidade dos equipamentos, já que são programadas para a realização periódica, a fim de diminuir problemas com as máquinas, mesmo se não estiverem apresentando nenhum problema;

• Corretiva. É dividida em outros dois subtipos:

o Manutenção corretiva urgente que existe para casos em que a máquina precisa de reparos imediatos, o mais rápido possível;

o Manutenção corretiva programada, quando sua máquina sofre algum tipo de dano, mas só será resolvida apenas no dia da manutenção programada previamente;

• Preditiva. Com o mesmo objetivo da manutenção preventiva, tem como finalidade a antecipação, evitando paradas não planejadas ou peças quebradas. As inspeções mais comuns realizadas nesse tipo de serviço são os testes de pressão;

• Detectiva. Aqui, o intuito é fazer um trabalho de investigação, visando detectar falhas escondidas ou não percebidas no equipamento.

 

É preciso tornar a manutenção uma rotina nas indústrias



Realizar a manutenção na indústria tem como objetivo eliminar qualquer adversidade nas máquinas durante todo o processo produtivo.

Isso significa priorizar não somente o lucro, mas também a segurança do trabalhador e a fabricação de um melhor produto para o consumidor.

Por isso, sempre procure um profissional de qualidade ou uma empresa especializada para realizar a manutenção de seus equipamentos, transformando-a em uma rotina ou um planejamento para o seu negócio.

Deixe um Comentário