CLIMATIZAÇÃO PARA FARMÁCIAS – MANTENHA SUA REDE EM DIA
É agradável entrar em um ambiente que possui a climatização ideal, longe do calor exagerado ou do frio excessivo. Isto, no entanto, em farmácias e drogarias não se dá apenas pelo bem-estar do cliente, mas também e, principalmente, pela conservação dos medicamentos.
A climatização adequada é uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para estes estabelecimentos. E, segundo normas estabelecidas pelos órgãos competentes, os medicamentos devem ser mantidos a uma média de temperatura entre 15 e 30°C.
Esta é uma norma nacional, uma vez que o clima é diferente em cada uma das cinco regiões brasileiras e, se a farmácia não obedece a essa instrução, pode provocar mudanças na fórmula do remédio que, por sua vez, perderá a sua eficácia.
O que diz a legislação federal sobre a climatização
O órgão fiscalizador das farmácias é a ANVISA, que define a temperatura acima como adequada para a manutenção do estoque de remédios. E, com base na Resolução 44/2009 das Boas Práticas Farmacêuticas, os estabelecimentos que não se adequarem serão multados.
Há lugares que não cumprem a norma ou por não a conhecerem ou mesmo por descaso. E nem todos entendem a importância da instalação, e acreditando que o ar-condicionado vai gerar despesas adicionais, acabam por descumprir as normas.
Como escolher o aparelho ideal
Há tipos diferentes de ar-condicionado: de janela; Split; Cassete; Self Containeds, entre outros. O cliente terá de adquirir o aparelho que melhor se adapta ao seu ambiente. E é preciso considerar a geografia do ambiente, a carga térmica a ser suprida, além de detalhes na arquitetura civil e elétrica do local.
A quantidade de BTUs indica a sua potência e a capacidade do equipamento para alterar a temperatura do ar. Ela é uma característica importante na hora de escolher a melhor opção.
Como fazer a manutenção do ar-condicionado
Muita gente instala o aparelho, mas não se preocupa com os cuidados que devem ter, isto é, com a manutenção. Todo equipamento exige cuidados para seu bom funcionamento. No caso do ar-condicionado, é necessário observar alguns itens.
A limpeza dos filtros é uma das mais simples ações para mantê-lo em bom funcionamento. O ideal é que se faça mensalmente, mas isto vai depender do quanto se usa o equipamento. Quanto maior o tempo de uso, mais frequente deve ser a manutenção.
Além do filtro, observe:
- Sistema de drenagem;
- Isolamento entre unidade interna e externa;
- Serpentinas;
- Capacitores;
- Contatos dos cabos elétricos;
- Fluído refrigerante;
- Conjunto ventilador, entre outros.
Qualquer um pode fazer a manutenção?
Não! A limpeza do filtro talvez seja uma ação mais simples. Todavia, para um resultado melhor, conte com a ajuda de um profissional que realize a manutenção periodicamente, garantindo, assim, uma vida mais longa para o aparelho.
Observe também a melhor periodicidade para a manutenção. Para facilitar a vida dos usuários, há uma tabela a ser observada. No caso do filtro, orienta-se uma limpeza semanal, como indicado acima. Mas há itens nos quais são feitos semestral ou anualmente.
O importante é não abandonar o aparelho sem cuidados. Quando as farmácias observam estas orientações, as chances de melhor acondicionamento dos remédios tornam-se maiores, permitindo mais tranquilidade aos proprietários dos estabelecimentos.