GERENCIAMENTO DE OBRAS: COMO FAZER COM QUE PRAZOS E CUSTOS SEJAM RESPEITADOS?
Na hora de fazer uma obra, a maioria das pessoas não tem um planejamento definido, e, como consequência, prazos e custos não são cumpridos. Com o intuito de evitar esses problemas, o gerenciamento de obras é essencial para que as metas sejam cumpridas e a qualidade seja mantida.
São pelo menos cinco os benefícios que uma gestão de qualidade oferece às obras:
- Economia: alguns serviços são feitos direto com o empreendedor, o que evita riscos na contratação de construtoras;
- Eficiência: todas as etapas de uma obra seguem uma sequência lógica e estratégica para garantir a qualidade e o cumprimento dos prazos;
- Prevenção de problemas: com um planejamento bem elaborado, é possível prever possíveis problemas e imprevistos, resolvendo-os, assim, de forma eficaz;
- Maior controle dos materiais: o planejamento evita o desperdício e mantém a obra dentro do orçamento;
- Projeto fiel à planta: o gerenciamento de obras civis permite que a mão de obra contratada seja especializada e o andamento tenha uma melhor coordenação, a fim de que a fidelidade corresponda ao que foi contratado.
Como é feito um bom gerenciamento de obras?
Fazer uma boa gestão de obras envolve várias etapas, pois é necessário administrar o prazo, a parte financeira e diferentes profissionais simultaneamente. Ou seja, além de ser organizado, dominar custos, prazos e contratos, também é necessário ser um excelente gestor de pessoas.
Há várias escalas de gestão de uma obra; pode ser feita a gestão parcial, em que há a responsabilidade somente por uma parte do trabalho, ou a gestão total, que coordena a obra de seu início ao fim.
Em todos os modelos adotados, são partes do gerenciamento:
- Planejamento físico e financeiro da obra;
- Planejamento de aquisição de materiais e da contratação de serviços;
- Planejamento logístico, operacional e do canteiro da obra;
- Gestão de segurança e de mão de obra.
Para um bom planejamento, é preciso levar em conta todos os imprevistos que podem ocorrer, sincronizando-os com o prazo solicitado. É necessário levar em conta feriados, férias de profissionais, atrasos, clima, entre outros fatores.
Quais são as etapas na construção de um bom planejamento?
Há ainda algumas etapas preparatórias que são de extrema importância para garantir que o planejamento seja bem construído. Por isso, uma série de estudos é feita com o objetivo de manter a sincronia de toda a obra.
Estudo de viabilidade
O primeiro passo, antes de começar a construir qualquer empreendimento, é fazer um estudo de viabilidade técnica e econômica. Depois de conferir o orçamento, é imprescindível se atentar a fatores como: zoneamento, taxa de ocupação, restrições geotécnicas, limitações legais e autorizações necessárias para a obra.
Planejamento de todos os itens essenciais
Após a conclusão do estudo de viabilidade e detalhado o orçamento, há mais alguns itens cruciais para que devem ser avaliados:
- Tempo que será necessário para obter as licenças e regularizar a documentação nos respectivos órgãos públicos;
- Estudo da infraestrutura da área – instalação elétrica e rede de água e esgoto;
- Organização dos materiais de construção em um espaço definido;
- Destinação dos resíduos da obra;
- Direitos trabalhistas dos profissionais envolvidos;
- Tecnologia disponível para auxiliar no gerenciamento da obra;
- Organização do fluxo de caixa.
O gerenciamento de obras não só permite que sua obra cumpra prazos e custos, também evita desperdícios e assegura que imprevistos sejam contornados sem causar grandes dores de cabeça.