em Uncategorized

ENTENDA A NECESSIDADE DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SUBESTAÇÕES



 

Máquinas e equipamentos elétricos aumentam a produtividade do seu negócio. Trazem vantagens, é claro, mas também precisam de cuidado. Por isso, para não comprometer a produtividade do seu negócio, é muito importante investir em manutenção preventiva.

Ou seja, como se diz no ditado popular, fechar o portão antes de o ladrão entrar! Nesse início de ano vimos uma tragédia no Centro de Treinamento do Flamengo. A provável causa: curto-circuito no ar-condicionado. Por isso, todo cuidado é pouco.

Inspeção regulares, boas condições de operação, conservação em dia. A manutenção preventiva em subestações evita acidentes, mantém sua operação em dia e a produtividade em andamento.

 

Vale lembrar que há três tipos de manutenção:

  • Preventiva (antes que os problemas aconteçam);
  • Preditiva (monitoramento para predição de problemas);
  • Corretiva (reparos imediatos).

 

Profissionais capacitados e experientes, regulamentados para esse tipo de trabalho, são os mais indicados para este serviço. Somente um profissional com atuação no ramo é capaz de detectar problemas elétricos antes que eles se tornem graves.

 

ROTINA DE MANUTENÇÃO



 

É importante que sua empresa tenha uma rotina de manutenção. O ideal é que a manutenção preventiva prevaleça. Dessa forma, a chance da subestação apresentar problemas diminui drasticamente.

A rotina de manutenção abrange inspeções regulares, testes de elétrica, verificação do maquinário, verificação da carga, manutenção das peças. É uma forma de economizar recursos, evitando que pequenos entraves paralisem a produção.

A manutenção preventiva em subestações também garante a segurança dos trabalhadores, os maiores ativos da sua empresa. Falhas elétricas geram perigos como incêndios e explosões.

Com a manutenção preventiva e o correto treinamento do funcionário para manusear o equipamento, o local de trabalho se torna seguro e produtivo.

Esse tipo de cuidado, no entanto, não deve se restringir a fábricas, que de fato utilizam um grande maquinário. Prédios residenciais e comerciais também precisam de manutenção preventiva.

As instalações elétricas devem ser vistoriadas, principalmente em prédios mais antigos cujas subestações devem ser atualizadas para suportar equipamentos como computadores, geladeiras, microondas, ar-condicionados etc.

 

VANTAGENS DA PREVENÇÃO



 

Uma boa manutenção preventiva tem inúmeras vantagens. Reduz-se a perda de equipamentos, evita-se sobrecarga (e, desta forma, há uma economia de energia), e o ambiente se torna mais seguro (sempre bom reforçar).

Alguns pontos que devem ser observados durante a manutenção preventiva de subestações: cabos, plugues, interruptores, disjuntores, motores, quadros de luz (instalação, local, tipo de quadro), lâmpadas e fiação.

E qual a periodicidade recomendada?

A manutenção preventiva de subestações em plantas industriais deve ser constante, uma vez que o uso do maquinário é muitas vezes de 24 horas. Qualquer falha pode causar prejuízos de milhões e acidentes graves.

Em prédios residenciais e comerciais, o tempo de manutenção é menor, pois depende do uso. Por vezes, em um prédio comercial, nem todas as salas estão funcionando, por exemplo.

De qualquer forma, a manutenção deve ser, pelo menos, anual. Para novos locatários, sugere-se revisão assim que a mudança acontecer.

Não custa lembrar que os gastos com a manutenção preventiva são inferiores aos com manutenção corretiva, já que é prática com o objetivo de impedir que um problema grande aconteça

Deixe um Comentário

Redes UTPimportancia da gestao de obras