em Uncategorized

GESTÃO DE OBRAS – VOCÊ CONHECE A SUA IMPORTÂNCIA?



 

Obra não precisa ser sinônimo de estresse e gasto excessivo de dinheiro. Há sempre imprevistos que, sem o devido cuidado, podem representar atrasos na entrega. Mas tudo isso pode ser evitado com um projeto de gestão de obras e projetos.

O gerenciamento de obras é a melhor maneira de evitar desvios no cronograma da obra. Cada etapa precisa ser planejada para que as preocupações sejam evitadas ou, pelo menos, minimizadas. Assim, tudo sai de acordo com o esperado.

Obra não combina com improviso e você pode contratar profissionais especializados para gerir sua construção.


O QUE É GESTÃO DE OBRAS?


O gestor da obra vai administrar o tempo de execução, o orçamento, a equipe envolvida no projeto, os materiais e o prazo de entrega da construção, levando em consideração os problemas que surgem durante o processo.

É uma tarefa complexa uma vez que a gestão de obras acompanha desde o projeto na planta até a entrega das chaves. Além de gerir, é preciso atestar a qualidade do trabalho que está sendo feito.

Essa gestão pode ser segmentada com um profissional responsável por cada setor, mas a escolha pelo melhor modelo de gerenciamento de obras vai depender da complexidade do empreendimento e do projeto desenhado.

Um opção é fazer a gestão parcial de uma obra, na qual algumas responsabilidades ficarão por conta do engenheiro ou arquiteto e outros do cliente. Ou então, pode ser feita a gestão total, sempre escolhendo o que for melhor para cada situação.

O contratante define o melhor perfil do gestor, de acordo com suas necessidades. Há quem prefira lidar apenas com um profissional e outros que optam por trabalhar em equipe.

 

HABILIDADES NECESSÁRIAS



Ao optar por um gestor, lembre-se que ele precisa:

● Contratar os profissionais que trabalharão na obra;
● Supervisionar a compra e gasto dos materiais;
● Controlar as etapas de produção;
● Acompanhar o andamento do orçamento;
● Cobrar o cumprimento do cronograma;
● Buscar soluções para erros e imprevistos.

Por isso, é fundamental que o profissional preze pela organização, pelo conhecimento de todas as etapas de uma obra e pela capacidade de gerar com rapidez e eficiência eventuais problemas.

Além de todo esse olhar e experiência, um diferencial é o uso da tecnologia. Cada vez mais a tarefa de gerenciamento de obras vem utilizando aplicativos e outras ferramentas que otimizam o trabalho.

Há softwares no mercado que elaboram todo o planejamento, projetando os gastos e fazendo um acompanhamento mais preciso das etapas das obras. Pelo uso de aplicativos e até de drones, o gestor pode acompanhar a obra do celular!

E quais as vantagens de ter um gestor de obras?

A primeira (e melhor) vantagem é a redução de custos, uma vez que há um controle maior do orçamento. O canteiro de obras se torna mais produtivo, com o olhar atento do gestor à mão de obra.

O gerenciamento de obras funciona como uma manutenção preventiva, antecipando problemas e imprevistos. O gestor age antes que o problema se torne um problemão que interrompa a obra.

Evita-se o desperdício com o uso otimizado dos materiais a partir de um controle rigoroso do estoque.

Deixe um Comentário

manutenção preventiva e corretiva