QUAIS SÃO OS PONTOS OBSERVADOS NA CRIAÇÃO DE UMA INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÃO?
A elaboração, o projeto e a execução de uma infraestrutura de telecomunicação devem ser efetivados por meio da observância de pontos específicos que norteiam cada uma das etapas que lhe darão origem. Estas, por sua vez, são regidas por normas pertinentes ao segmento.
Profissionais que atuam na construção civil, tais como arquitetos, engenheiros, gerentes de áreas técnicas, industriais, comerciais e administradores de Facilities, precisam estar sempre a par destes pontos a fim de criar infraestruturas realmente seguras e funcionais.
O que é uma infraestrutura de telecomunicação?
Antes de abordar quais critérios e aspectos devem ser seguidos e observados, é preciso compreender mais profundamente o que é uma infraestrutura de telecomunicação nos moldes contemporâneos.
Assim, a infraestrutura de telecomunicação pode ser definida como um sistema que comporta os equipamentos responsáveis pela transmissão de dados, como telefones, computadores e torres, e comutação, isto é, a ligação de dois ou mais pontos entre si.
Um exemplo prático são as centrais de telefonia, que interligam (ou comutam) dois terminais através de um sistema automatizado, permitindo o envio de dados, a realização de ligações e a comunicação entre eles. O sistema, por sua vez, pode ser eletrônico ou eletromecânico.
Principais pontos a serem observados
Por tratar-se de uma estrutura altamente complexa, um empreendimento predial de telecomunicação deve ser projetado de forma criteriosa e de acordo com as estipulações legais, a fim de funcionar corretamente e não interferir em sistemas próximos.
Assim, os principais pontos que devem ser observados são:
- Localização
Por emitir pulsos que podem interferir em demais sistemas de comunicação, a infraestrutura de telecomunicação não pode ser construída nos arredores de estradas de ferro ou em aeroportos, uma vez que pode atrapalhar o funcionamento de suas torres de controle.
- Estrutura predial
O prédio em si deve ser projetado para suportar todos os equipamentos necessários à efetivação do serviço de telecomunicações, como painéis elétricos, processadores, computadores, centrais, etc.
- Sistemas de segurança
A fim de evitar a ocorrência de incêndios e minimizar o efeito de descargas elétricas oriundas da atmosfera (raios), é preciso dar atenção aos sistemas de segurança, como para-raios, alarmes e aterramento de fios.
- Sistemas de refrigeração
O controle da temperatura de máquinas e de ambientes internos em uma infraestrutura de telecomunicação é essencial para otimizar o funcionamento de todos os seus dispositivos e equipamentos e, ainda, tornar o ambiente mais confortável para os colaboradores.
Para este fim, os aparelhos de ar-condicionado são necessários e sua instalação deve ser planejada desde as etapas iniciais do projeto. Afinal, é preciso definir com segurança sua localização e preparar o prédio para suportar as cargas elétricas.
Segurança e agilidade na elaboração do projeto
Para ter mais tranquilidade, minimizar erros e gerenciar custos, prazos e a qualidade final da obra, é indicado contar com especialistas no segmento da engenharia e da construção civil. Trata-se, pois, de um empreendimento que demanda grande investimento e muita eficiência.