INSTALAÇÃO HIDRÁULICA: O QUE É E COMO FUNCIONA?
A instalação hidráulica é parte essencial do imóvel e responsável por abastecer pontos de consumo de água, como torneiras, vaso sanitário e chuveiro, coleta de esgoto, destinação da água pluvial e distribuição de outros líquidos e gases, como gás natural encanado (GN). Assim, essa instalação pode ser definida como uma rede de tubulações interligadas por meio de dispositivos rosqueados, reservatórios de água e pontos de distribuição com o objetivo de transportar, armazenar e coletar fluidos diversos.
Elementos funcionais e características da instalação hidráulica
Gerentes de áreas técnicas e de engenharia, engenheiros responsáveis por planejar e efetivar rotinas de manutenção e administradores de imóveis podem se deparar com diferentes sistemas de instalação hidráulica, especialmente em imóveis mais antigos.
Por isso, é fundamental conhecer alguns de seus elementos constitutivos mais aplicados e as instalações mais frequentes:
- As tubulações presentes na instalação variam, especialmente com relação ao seu material e finalidade. Assim, para tubulações de gás, os materiais mais usados são o cobre e o ferro. Já para a rede de esgoto, as de ferro fundido funcionam bem;
- Válvulas redutoras de pressão, pressurizadores e juntas de pressão integram o sistema e atuam controlando a movimentação dos fluídos e ligando as tubulações entre si e entre pontos de consumo e fornecimento de recursos hídricos;
- Reservatórios de água, como boilers e caixas d´água, são parte importante dessa instalação como um todo, pois evitam que o imóvel e seus moradores fiquem sem água mesmo que a rede pública falhe em seu fornecimento.
Agora, vamos aos tipos mais encontrados de instalação hidráulica:
- Direta: Quando os recursos hídricos são fornecidos diretamente pela rede pública de distribuição para o imóvel, a instalação é chamada de direta. Apesar de ser mais barata, caso ocorra alguma falha no fornecimento, os moradores ficarão desassistidos;
- Indireta: Nesse caso, a instalação conta com reservatórios localizados acima ou abaixo dos pontos de consumo, a depender do projeto do imóvel. Caso haja problemas com a pressão da água, pressurizadores e bombas de água podem ser usados;
- Mista: É comum que os imóveis comerciais e residenciais possuam instalação mista, isto é, alguns pontos de consumo são abastecidos diretamente da rede de distribuição (“da rua”) e outros por meio dos reservatórios.
A importância da manutenção em edificações
Os sistemas que integram a instalação hidráulica são de suma importância e paradas em seu funcionamento causam contratempos aos moradores e frequentadores do imóvel. Dessa forma, a realização de manutenções é fundamental.
Com o passar do tempo, casas, apartamentos, galpões e indústrias se deterioram e instalações hidráulicas em mau estado, entupimentos e vazamentos são responsáveis por mais de 70% das reformas realizadas. Sendo assim, é preciso ter atenção às rotinas de manutenção.
A contratação de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço é a solução para quem necessita manter as edificações prediais em condições ideias sem a necessidade de contratar funcionários ou investir grandes somas.
Quais ações são realizadas na prática
Durante a manutenção especializada são realizadas ações como:
- Vistorias técnicas;
- Realização de reparos e troca de peças defeituosas e desgastadas;
- Testes;
- Emissão de laudos;
- Adequação às normas que regem o segmento, como a NBR 14.037/98, que dispõe sobre a manutenção, operação e uso das edificações.
Dessa forma, garantir a segurança dos moradores, prolongar a vida útil dos imóveis e manter esse patrimônio protegido não são tarefas difíceis quando colocadas sob a responsabilidade de uma boa empresa de instalação e nas mãos de profissionais experientes e capacitados.