PAINÉIS ELÉTRICOS – A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO
Os painéis elétricos são estruturas de suma importância e que desempenham papel fundamental para a distribuição equilibrada de energia elétrica, controle de máquinas, equipamentos e motores, acionamento de aparelhos, dentre outros.
Por isso, os painéis são encontrados e aplicados nos mais variados contextos, desde residências e condomínios, a fim de distribuir ou subdistribuir a corrente elétrica oriunda de uma ou mais fontes de alimentação, até comércios e indústrias de grande porte.
Entretanto, apenas a montagem e a presença do painel elétrico não são suficientes para cumprir corretamente sua função. Afinal, é preciso que todos os dispositivos, circuitos individuais, fusíveis e demais componentes que o integram estejam corretamente dispostos.
Qual a importância da organização dos painéis elétricos?
Um painel elétrico bem organizado garante o seu funcionamento correto, além de evitar a ocorrência de acidentes. Por isso, a montagem, a manutenção e as rotinas de testes e de ensaios devem ser executadas apenas por profissionais com conhecimento para tal.
Deste modo, são as principais vantagens de ter painéis elétricos bem organizados:
Segurança
A organização dos painéis elétricos garante mais segurança aos operadores durante seu manuseio, afinal a ausência de fios soltos ou de fuga energética, por exemplo, evita a ocorrência de choques e torna mais fácil sua utilização.
Além disso, caso ocorra alguma falha no funcionamento do painel, seja ele de controle, de distribuição, comando, acionamento e demais tipos, é rápido e simples diagnosticar sua origem quando todos os dispositivos estão bem organizados e identificados.
Melhor aproveitamento de recursos energéticos
Os painéis de distribuição e de subdistribuição são responsáveis por distribuir a energia elétrica oriunda de uma ou mais fontes para todos os equipamentos, residências (no caso de prédios, por exemplo) e demais aparelhos que são alimentados por ela.
Porém, quando os circuitos e disjuntores estão mal posicionados ou desorganizados, é comum que haja fugas elétricas que demoram a ser detectadas em virtude da falta de organização, resultando em aumentos nas contas de luz que, muitas vezes, parecem inexplicáveis.
Manutenção facilitada
Todos os equipamentos e máquinas estão suscetíveis a falhas, porém, quando não há organização de seus componentes internos, é muito mais difícil identificar sua origem e, consequentemente, realizar os consertos necessários.
É comum, por exemplo, que em painéis de comando montados da forma incorreta, sem organização de seus componentes, uma simples manutenção demore mais para ser efetivada, pois é preciso desmontar e movimentar muitas peças a fim de localizar e sanar o problema.
Viabilidade operacional
Quanto mais organizados são os painéis elétricos, mais simples é a sua operação, afinal, os botões e os displays estão corretamente ajustados, respondem aos comandos dados e funcionam em toda a sua potência, fatores que, somados, tornam a operação mais viável.
Realização de testes e de ensaios
A efetivação de testes e de ensaios é essencial para detectar a ocorrência de falhas, montagem incorreta e presença de defeitos não apenas no que tange o funcionamento dos dispositivos, mas também a sua composição material. Por isso, o serviço deve ser realizado, ao menos, anualmente. Em construções comerciais ou industriais, é recomendada uma manutenção preventiva mensal.
Já em painéis elétricos que se encontram desorganizados, é necessário contar com a atuação de técnicos especializados a fim de desmontá-los e montá-los novamente de forma organizada, evitando acidentes e aproveitando ao máximo o potencial de trabalho.