em Uncategorized

Planejamento de instalações elétricas



Em primeiro lugar, é fundamental estudar o porte da obra. Geralmente, residências instalarão um sistema de baixa tensão. No entanto, estabelecimentos e indústrias necessitarão de um sistema de média tensão.

Iniciando a etapa de instalação elétrica por meio da representação gráfica do sistema, obtêm-se um esboço de quais locais serão fixados os pontos de iluminação, circuitos elétricos, tomadas, quadro de distribuição, interruptores e outros detalhes afins.

As perguntas que devem ser feitas nessa fase inicial do planejamento de instalações elétricas são:

  • O local terá máquinas? Se sim, quantas?
  • Com base em todos os equipamentos elétricos que serão usados, qual a carga de energia que o sistema deve suportar?
  • Como se dá o fornecimento de energia no local?



Com isso em mãos, o profissional consegue mensurar a qualidade da energia que chega da concessionária e terá condições de determinar a carga total energética para suprir as demandas do local.

Essa energia total será distribuída em blocos de carga. Cada um deles terá seu quadro de distribuição, circuitos e terminais. Aí, são definidos os locais por onde passarão os circuitos.

O planejamento é necessário para que se torne mais fácil a manutenção e a instalação de novos circuitos, tanto para as demandas atuais quanto para possíveis ampliações ou demandas futuras.

Em suma, é esse planejamento que avalia as condições elétricas do local, auxiliando na redistribuição das ligações elétricas, sendo também parte estrutural de qualquer obra.

Já fica evidente a forma como a qualidade do projeto incide na própria qualidade não só da execução do serviço, mas de sua posterior atualização. Empresas que atuam na elaboração de projetos são as mais indicadas para realizar as instalações elétricas.

 

MANUTENÇÃO PERIÓDICA É NECESSÁRIA!



O plano de manutenção periódica é um protocolo de práticas pré-definidas, organizado em calendário preventivo. Seu principal objetivo é identificar falhas antes que essas aconteçam.

Qualquer anomalia no sistema de energia pode gerar desde gastos mais elevados com o consumo até paralisações por queda de energia, superaquecimento e curtos.

A prevenção é mais econômica do que o conserto, e toda edificação deve ser realizada e ter garantida sua manutenção de qualidade. Não coloque seu patrimônio em risco por falta de manutenção!

Deixe um Comentário