POR QUE TERCEIRIZAR A MANUTENÇÃO PREDIAL?
A terceirização da manutenção predial é uma opção cada vez mais popular à contratação direta de profissionais para a realização de reparos e de manutenções em sistemas que integram os edifícios, tais como o elétrico, hidráulico ou de prevenção a incêndios. A contratação direta de profissionais pode ser muito mais onerosa do que a terceirização. Além disso, nem sempre é necessário efetivar reparos e vistorias e, por isso, é comum que eletricistas e encanadores, por exemplo, fiquem longos períodos ociosos.
A terceirização, por sua vez, permite que o proprietário dos empreendimentos civis custeie este tipo de serviço apenas quando é necessário, além de não precisar arcar com encargos trabalhistas e salários que terminam por encarecer o custo das atividades.
Mais vantagens na terceirização de manutenção predial
Outra vantagem da terceirização é que os profissionais responsáveis pelos serviços estão disponíveis a qualquer horário a ser combinado, e não apenas durante determinadas horas do dia. Assim, basta contatar a empresa responsável para solicitar sua visita.
A empresa terceirizada responsabiliza-se também pela qualidade dos serviços de manutenção prestados por seus funcionários, de modo que o quadro de profissionais é composto por pessoal experiente e certificado.
Não à toa, a capacitação é uma de suas características principais, pois com corpo de técnicos bem treinados, é possível obter o mesmo padrão de qualidade nos serviços realizados em todas as partes do país, independentemente do profissional que realizará.
Manutenção predial – O que pode ser terceirizado
As principais atividades de manutenção que são terceirizadas são:
• Sistema elétrico
Problemas relacionados à distribuição elétrica podem causar danos bem mais graves do que apenas deixar todos sem energia elétrica. Em casos extremos, ter a fiação danificada acarreta em incêndios e perdas irrecuperáveis.
A terceirização da manutenção do sistema elétrico é responsável por realizar vistorias preventivas a fim de substituir fios e terminais defeituosos, por exemplo, além de corrigir problemas ligados à distribuição de energia em pontos isolados ou na estrutura predial total.
• Sistema hidráulico
Uma distribuição adequada de água é essencial para que todos tenham mais bem-estar e possam, de fato, viver ou frequentar os imóveis. Além disso, um sistema hidráulico em dia é sinônimo de menos desperdício e maior economia nas contas de água no final do mês.
A terceirização da manutenção do sistema hidráulico é responsável por verificar os pontos de distribuição, identificar vazamentos, realizar consertos e reparos em encanamentos e tubulações e emitir laudos técnicos.
• Sistema de prevenção de incêndio
Essencial para evitar situações de pânico, o sistema de prevenção de incêndio inclui a instalação de sprinklers e a sua manutenção, além de ações corretivas que visam reestabelecer o funcionamento de extintores e demais dispositivos de combate às chamas.
Os profissionais terceirizados realizam também pinturas de faixas de incêndio, adequam os edifícios às normas de segurança e emitem laudos requeridos por órgãos relacionados, como o Corpo de Bombeiros e as empresas de seguro.
• Sistema de ar-condicionado
É comum que empresas, principalmente, tenham mais de um equipamento de ar-condicionado e, por isso, é preciso que sejam realizadas manutenções periódicas a fim de prolongar a vida útil desses aparelhos.
A terceirização da manutenção destes equipamentos evitar problemas, paradas e mau funcionamento, além de incluir a limpeza dos filtros e as regulagens, que garantem maior potência e menor consumo de eletricidade.