em Uncategorized

QUAL IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA UM SISTEMA ELÉTRICO EFICIENTE?



O sistema elétrico de um imóvel, seja residencial ou corporativo, é responsável por movimentar máquinas, alimentar aparelhos e ser o motriz de eletrodomésticos indispensáveis. Porém, não se resume apenas a isso. Um sistema elétrico eficiente deve ser também seguro e econômico, ou seja, com a redução máxima da dissipação da energia elétrica, para que o valor pago na conta de luz seja realmente equivalente ao consumido mensalmente.

Ademais, instalações elétricas seguras impedem que a integridade das pessoas seja colocada em risco, pois é comum a ocorrência de incêndios e de curtos-circuitos em imóveis com sistema elétrico mal planejado, resultando em prejuízos materiais e, em casos mais graves, acidentes fatais.

Planejamento para um sistema elétrico mais seguro



Engana-se quem acredita que o planejamento para um sistema elétrico deve ser realizado apenas antes e durante a construção dos imóveis.
Casas, apartamentos, lojas, escritórios, dentre outros estabelecimentos, são bens sólidos e duráveis, por isso, devem ter seus componentes sempre revistos, o que inclui não apenas o sistema elétrico, mas também hidráulico, estrutural, contra incêndios, etc.

O ideal, portanto, é que o planejamento seja bem feito desde o início, mas que possa ser revisto e reformulado a qualquer tempo, especialmente em edifícios mais antigos, os quais, muitas vezes, não foram planejados para suportar as atuais demandas por eletricidade.

 

• Antes da construção dos edifícios



Hoje, o consumo elétrico é bem maior que antes, basta analisar a quantidade de aparelhos elétricos empregados: o telefone fixo substituído pelo celular, a máquina de escrever pelo computador, o bater palmas pela campainha e os olhos-mágicos pelas câmeras são alguns exemplos.

Por isso, as obras civis devem ser elaboradas de modo que atendam essas demandas, por meio da aplicação de fios de boa qualidade, terminais mais seguros e em maior quantidade, dispositivos com desligamento automático e vedações eficazes.

Assim, o planejamento para um sistema elétrico eficiente jamais deve ser deixado sob a responsabilidade de leigos ou inexperientes, pois o valor economizado pode sair muito caro e não há garantias legais de que todas as normas de segurança sejam respeitadas.

• Quando o edifício já está construído



As rotinas de manutenção são tão importantes e, em alguns casos, até mais efetivas do que o planejamento inicial. Afinal, são capazes de recuperar totalmente a eficiência do sistema elétrico e manter a vida das pessoas no local resguardada.

Por isso, é necessário que um engenheiro eletricista realize manutenções periodicamente, especialmente em edifícios antigos, a fim de restaurar os elementos danificados (fiação, terminais, caixas de luz) e prevenir a ocorrência de sobrecargas e de dissipação exagerada de eletricidade.

Caso o imóvel já apresente algum problema elétrico, como tomadas que não funcionam, ‘pipocos’ em terminais elétricos ou fios expostos, também é necessário recorrer a técnicos profissionais para avaliar o problema e a sua gravidade, e jamais fazer remendos.

Sistemas contra incêndio



Tão importante quanto o sistema elétrico, o sistema de prevenção de incêndios é responsável por assegurar a vida das pessoas. Por isso, os projetos devem ser executados apenas por profissionais experientes e aptos a efetivá-los, com a emissão de laudos atestando sua eficácia.

Isso também se aplica às revisões elétricas, as quais devem ser documentadas a fim de atestar sua efetividade e manter segurado o imóvel e seus ocupantes. Os laudos podem ser emitidos online e arquivados em nuvem. Assim, estão sempre de fácil acesso, caso sejam necessários.

A solicitação é comum, por exemplo, por parte do Corpo de Bombeiros e de empresas de seguro, porém, só são válidos quando assinados por um engenheiro. Por isso, é de suma importância que apenas profissionais sejam responsáveis pela elaboração do laudo.

Deixe um Comentário

terceirizar manutençãoManutenção Volante