em Uncategorized

REDES EM UTP E FIBRA ÓTICA: QUAL ESCOLHER?



 

Projetos de rede dependem do sistema de cabeamento. Se o cabeamento não é adequado, a transmissão de dados fica prejudicada, aumenta a incidência dos “bugs” e nada funciona. Quando se fala em adequação, há a necessidade de escolher entre o sistema de cabeamento de fibra óptica e o cabeamento por Par Trançado sem Blindagem (UTP). Para cada um deles, uma existe uma relação custo-benefício e uma performance.

As diferenças entre os dois são visíveis, literalmente. O sistema de rede UTP externa tem vários pares de fios trançados com diversas categorias de cabo (do nível 1  ao nível 6). As taxas de transmissão podem chegar até 1Gbps (bilhões de bits por segundo). Para funcionar bem, os cabos devem ter qualidade nos condutores. Materiais de baixa qualidade não darão o desempenho necessário para o desenvolvimento de um sistema de rede eficiente. É mais barato, mais fácil de instalar e pode ser utilizado em computadores, switches, roteadores de internet e impressoras. Lembrou-se da sua casa? Isso mesmo. A rede UTP externa é mais comum em residências, justamente pelo seu custo.

 

Como não se exige em uma residência uma rede superpotente, o cabeamento UTP supre as necessidades mais básicas.

 

Fibra ótica, tecnologia de ponta



 

A rede UTP externa funciona? Sim. Mas a tecnologia de ponta e de melhor desempenho é a fibra ótica. A velocidade dos dados chega a ser um milhão de vezes mais rápida se comparada a cabos metálicos ou coaxiais. Sem comparação, né?

A fibra ótica, o que é? Nesse tipo de rede os sinais são transmitidos por meio de reflexões de raio laser ao longo de todo o cabo. Por isso, é a solução para o cabeamento de máquinas de alta performance, como data centers e grandes servidores.

As principais vantagens, além da performance são:

 

  • Não há interferência de campos magnéticos;
  • Material apropriado a locais com grande incidência de quedas de raios, antenas de rádio ou celular;
  • Material mais leve e flexível, permitindo um melhor projeto arquitetônico;
  • Maior estabilidade do sinal.

 

Qual escolher?



 

Sua escolha vai depender do orçamento disponível e da necessidade de performance da rede. Para maior estabilidade e segurança, a fibra ótica é a mais indicada, principalmente em empresas.

O investimento compensa a longo prazo pela produtividade sem interrupção ou “tropeços” na transmissão, pois os cabos óticos são menos susceptíveis a interferências.

Por ser feito com fios de cobre, o cabo UTP, por exemplo, sofre muita interferência eletromagnética. Sua instalação deve ser distante de microondas, por exemplo. Outra desvantagem do UTP: distância. É recomendado que esse tipo de cabo tenha apenas 100 metros. Para uma rede com muitos aparelhos ou em diferentes ambientes, complica.

Mas não é só a rede UTP externa que tem desvantagens. A fibra ótica não pode ser instalada por qualquer profissional devido à sensibilidade do seu material. É preciso uma equipe qualificada.

Portanto, na hora de escolher, pense na sua necessidade de desempenho. Uma rede UTP para um pequeno negócio é totalmente viável, uma vez que o custo-benefício compensa. Uma equipe qualificada será capaz de aferir exatamente qual é a melhor opção para você.

Deixe um Comentário

sistema de sprinklersmanutenção preventiva e corretiva